quinta-feira, 18 de abril de 2013

Resumo da Aula 4

Tipos de Benefícios

Assistências - São benefícios que provem ao empregado e sua família certas condições de segurança e previdência. Em caso de imprevistos ou emergências, muitas vezes, fora de seu controle ou sua vontade.

EXEMPLOS: Assistência médica - hospitalar, odontológica, financeira, reembolso do medicamento, assistência educacional, jurídica, cooperativa de consumo e seguro de vida.

Recreativos - São serviços e benefícios que visam proporcionar ao empregado condições de repouso, diversão, recreação, higiene mental ou lazer construtivo. Em alguns casos, esse benefício também se encende a família do empregado.

EXEMPLOS: Grêmio ou clubes, colônia de férias, lazer recreativo, música ambiente e excursões programadas.

Supletivos - São serviços e benefícios que visam proporcionar aos empregados certas facilidades conveniências e utilidades para melhorar sua qualidade de vida.

EXEMPLOS: Restaurante no local de trabalho, transporte da empresa, estacionamento privativo, distribuição de café, bar e cafeteira.

OBS: Cooperativa de Consumo - organização cooperativa que visa buscar as necessidade de consumo dos empregados da empresa.


Princípio  do Retorno do Investimento

Em uma economia de iniciativa privada o princípio básico orientador deve ser o de que não se deve empreender voluntariamente nenhum benefício ao funcionário à menos que haja algum retorno para organização, como o aumento da produtividade e dar moral por parte dos funcionários. Se esse princípio for violado uma das bases racionais do sistema de livre empresa está minada (furada). Embora os planos de benefícios se refiram geralmente a benefícios concedidos aos funcionários, e necessário que a organização também se beneficie. 

A organização necessita de planos de benefícios em certas ocasiões no sentido de recrutar e especialmente de reger funcionários competentes. Assim, a organização precisa controlar os custos dos benefícios e ser capaz de projetar alguns custos para o futuro. Isso pode ser completado mais facilmente com planos formais de benefícios do que informais, que são negociados na medida em que os problemas surgem intempestivamente. 

Assim, todo benefício deve trazer uma contribuição para a organização de maneira a ser igual aos custos ou pelo menos sentido compensá-los ou reduzi-los, como forma de retorno do investimento.

OBS: Intempestivamente - que está fora do tempo próprio.

Benefícios Social Típico de Executivos

  • Despesas de viagem a serviço cônjuge
  • Cartão de crédito
  • Plano telefônico
  • Restaurante especial para executivo
  • Plano de férias especiais
  • Despesas de educação de dependente
  • previdência social
  • Paga parcial ou totalmente pela empresa
  • Seguro de vida especial
  • Seguro especial de acidentes pessoais
  • Automóveis e despesa de manutenção
  • Plano de aquisição de ações da empresa
  • Plano especial de aposentadoria
  • Horário flexível
  • Revisões médicas periódicas
  • Títulos de clubes sociais
  • Pagamento de contribuições à associações profissionais
  • Seguro de vida especial para dependentes

A Importância PDCA na Implantação de um Benefício

É uma ferramenta da administração que identifica se teremos capacidade de alcançar os objetivos da empresa, sendo vantajoso para o empregador e empregado.


Espero que eu tenha ajudado

Um abraço!













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