quinta-feira, 16 de maio de 2013

Método de Escalonamento

Método de avaliação de cargo por escalonamento também denominado método de comparação simples  consiste em dispor os cargos em um hall (crescente ou descrevente) em relação à algum critério de comparação. Recebe também o nome de comparação cargo à cargo pelo fato de que cada cargo é comparado com os demais em função do critério escolhido, como base de referência.Trata-se do mais rudimentar dos métodos de avaliação de cargo, pois a comparação entre os cargos é globa e sintética, sem considerar nenhuma análise ou decomposição.Assim, a comparação tem de ser superficial.
A primeira etapa para aplicação desse método é a análise dos cargos para proporcionar a informação básica sobre eles.A informação deve ser cuidadosamente preparada afim de que o avaliado possa trabalhar com dados objetivos.
A duas maneiras de aplicar o método de escalonamento:

1-Definição prévia dos limites superior e inferior do escalonamento essa alternativa pressupõe as seguinte etapas:

A-Definição do critério de comparação entre os cargos (como a complexidade ou importância do cargo em relação aos objetivos da empresa).

B-Definição dos dois extremos do escalonamento à saber:
  • Limite Superior: Isto é, o cargo que possui a maior dose possível do critério escolhido (com cargo mais complexo ou mais importante de todos).

  • Limite Inferior: Isto é, o cargo que possui a menor dose possível do critério escolhido (como o cargo menos complexo de todos ou ainda menos importante).

C-Comparação dos cargos entre si: (cargo à cargo) em função do critério escalonando em um hall (ordem crescente ou decrescente em relação ao critério).


Nenhum comentário:

Postar um comentário