segunda-feira, 13 de maio de 2013

Remuneração Estratégica

Antigamente as organizações adotavam um modelo de remuneração diferente da atual, e a cada ano  vem se renovando ainda mais esse importante elo entre as empresas e o trabalhador, mas ainda existem organizações que usam remunerações utilizadas nos tempos passados e que não tem resultados muito favoráveis para a empresa.
Remuneração estratégica é o conjunto de diferentes maneiras para remunerar um funcionário, que tem como objetivo ceder aos trabalhadores melhores condições no trabalho quando o funcionários adquire mais experiência, possuem um maior grau de conhecimento e habilidades no ambiente de trabalho.
O sistema de remuneração é classificado em oito formas, como:

  • Remuneração Funcional - é o mais tradicional, conhecido também como Plano de Cargos e Salários.
  • Remuneração por Habilidades - é ganhada através do conhecimento do funcionário.
  • Remuneração por Competências -  é ganhada através das habilidades e tecnologias integradas que o funcionário adquire. Nessa remuneração existem oito dimensões usadas: Especificador Versus generalidade, existência prévia versus criação, definição de baixo para cima  versus definição de cima para baixo, complexidade e participação versus elegância e leveza, fácil observação versus alto grau de abstração, grande durabilidade dos princípios versus pequena durabilidade dos princípios, pagamentos regulares versus bônus único e valor de mercado versus valor estratégico.
  • Salário Indireto - o funcionário tem flexibilidade nos benefícios.
  • Planos Privados de Aposentadoria - remuneração que visa melhores condições de vida na terceira idade.
  • Remuneração por Resultados e Participação nos Lucros - remuneração variável à curto e longo prazo.
  • Participação Acionária - remuneração cedida no alcance das metas de lucratividade.
  • Alternativas Criativas - remuneração em forma de prêmios, gratificações e outras formas especiais de reconhecimento.
Para implantar o sistema de remuneração estratégico é preciso:ter condições financeiras, fazer um diagnóstico, vê as condições dos funcionários e aplicá los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário