quinta-feira, 11 de abril de 2013

Resumo Aula 2 (Benefício)

Benefícios

O salário pago em relação ao cargo ocupado constituiu apenas uma parcela do pacote de compensações que as organizações costumam oferecer aos seus empregados. A remuneração geralmente é feita de muitas outras formas além do pagamento em salário: considerável parte da remuneração total é constituída de benefícios sociais. Esses benefícios constituem custos de manter pessoal que pesa sobre as organizações. Alias, um dos custos de maior relevância e importância para as organizações é representado pela remuneração direta ou indireta de seres empregados, em todos os níveis hierárquicos.

Tipos de Benefícios

Benefícios Legaissão os benefícios exigidos pela legislação trabalhista ou previdenciária, ou ainda, por convenção coletiva entre sindicatos. 

EXEMPLO: Vale Transporte, 13° salário, salário família, férias +1/3, auxilio maternidade, auxilio doença, aposentadoria, hora extra, descanso semanal remunerado (DSR), fundo de garantia de tempo de serviço (FGTS).

Benefícios Facultativo- são benefícios que não são obrigados pela legislação trabalhista ou previdência.

EXEMPLO: Vale alimentação/vale refeição, moradia, assistência médica, cesta básica, seguro de vida, auxilio funeral e creche.

Benefícios obrigatórios- é quando os benefícios facultativo viram legais através de acordos coletivos.

Espero que eu tenha ajudado!

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário